Nesta segunda-feira (11/12/2023), Ilhéus, no litoral sul da Bahia, celebrou a inauguração da 26ª Policlínica Regional de Saúde e de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues. A nova Policlínica, localizada na Rodovia Jorge Amado, oferece consultas especializadas, procedimentos cirúrgicos e exames de média e alta complexidade, beneficiando moradores de diversas cidades por meio do Consórcio Interfederativo de Saúde das Terras do Cacau. O investimento total de R$ 37,8 milhões, entre obra e equipamentos, foi realizado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
Jerônimo Rodrigues, ao discursar na inauguração, ressaltou a importância da policlínica para garantir atendimentos médicos essenciais à população local. O governador anunciou ainda o cadastramento de sete novas policlínicas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A Policlínica de Ilhéus segue o modelo de gestão compartilhada entre o Governo do Estado e os municípios consorciados, sendo responsável por 50% do custeio, enquanto a outra metade é financiada pelos municípios. Além das inaugurações, foram entregues seis microônibus e seis vans, junto com duas ambulâncias, para garantir o transporte dos pacientes.
A secretária da saúde, Roberta Santana, destacou que a Policlínica de Ilhéus é a quarta na macrorregião sul e oferece atendimento a 370 mil pessoas nos 10 municípios consorciados. A unidade dispõe de consultas especializadas em diversas áreas, exames de última geração e serviços não médicos como farmácia clínica, enfermagem, psicólogo e nutricionista, contando com 104 profissionais. As Policlínicas Regionais de Saúde, distribuídas por toda a Bahia, beneficiam mais de 13,9 milhões de habitantes, atingindo 97% da população do estado.
A matéria destaca ainda a inauguração de uma UBS Tipo III no povoado Banco da Vitória, investimento de R$ 5,6 milhões para beneficiar cerca de seis mil habitantes com atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, além de salas de vacina e curativos. A UBS, agora sob gestão municipal, contribuirá para fortalecer a retaguarda do atendimento aos pacientes não urgentes e pouco urgentes na região.


Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




