A transformação digital ganha destaque na Bahia com o investimento do Governo Estadual na formação de pesquisadores na área de Inteligência Artificial (IA). A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com financiamento da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), apresenta a Rede de Referência de Inteligência Artificial do Estado da Bahia (BAH.IA). O projeto, em parceria com instituições como o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICTS), universidades, empresas e órgãos públicos, visa desenvolver conteúdos e capacitar profissionais no campo da IA.
O termo de outorga, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), permite a concessão de bolsas para pesquisadores selecionados pelos ICTs parceiros. A ação, iniciada nesta terça-feira (19), concentra-se na criação da rede, estabelecimento de diretrizes e produção de materiais de formação em IA. O foco inicial é fornecer capacitação a pesquisadores e professores, especialmente no ensino médio, impactando diretamente os jovens.
André Joazeiro, secretário da Secti, destaca a importância do programa BAH.IA para o desenvolvimento tecnológico e econômico do estado, prevendo impactos positivos na qualidade do capital humano, na modernização da indústria local e no estímulo à pesquisa científica.
“Esse investimento em IA está alinhado com tendências globais e procura posicionar a Bahia como um polo de inovação na região, podendo, futuramente, atrair investimentos, parcerias e gerar empregos”, afirma Joazeiro.
Tatiane Rios, professora e pesquisadora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), uma das parceiras da ação, destaca a oportunidade de mapear demandas tecnológicas e integração produtiva através da aplicação de IA, enquanto a Ufba contribui com profissionais altamente qualificados na área.
A Rede de Referência de Inteligência Artificial conta ainda com a participação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Instituto Federal da Bahia (Ifba) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec).
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




