Nesta quarta-feira (06/12/2023), Jacobina deu um passo significativo para fortalecer a defesa e proteção das mulheres, com a inauguração do 10° Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam) na Bahia. A iniciativa, fruto da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, representa um espaço exclusivo da Polícia Civil dedicado ao acolhimento e apoio das mulheres vítimas de violência.
A cerimônia contou com a presença do subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, da delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, da secretária de Políticas para as Mulheres, Elisângela Araújo, e da vice-prefeita Kátia Cristina Alves de Souza. Localizado na Rua Manoel Gomes da Silva, nº 35, bairro Felix Tomaz, o Neam de Jacobina está instalado em um imóvel cedido pela gestão municipal e foi equipado com novos microcomputadores, móveis e efetivo, visando proporcionar um atendimento mais humanizado.
O subsecretário da SSP ressaltou a importância dessa entrega para o fortalecimento da rede de proteção à mulher no estado. A nova unidade se junta às outras 15 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams), oferecendo atendimento especializado, digno e acolhedor para as vítimas de violência. A previsão é que esse número chegue a 13 até o final deste ano.
Além dos espaços comuns às demais unidades policiais, como sala do delegado titular, cartório e recepção, o Neam de Jacobina apresenta inovações, como uma sala de atendimento do Serviço Social e um espaço de acolhimento infantil com brinquedoteca. Esse último visa receber crianças que chegam acompanhadas das vítimas para o registro de ocorrência, proporcionando um ambiente mais propício ao acolhimento.
O Neam de Jacobina é a 52ª unidade entregue pela SSP em 2023 e integra o Programa de Modernização das Estruturas de Segurança Pública do governo estadual, que investiu mais de R$ 650 milhões em reformas e construções de mais de 700 estruturas da pasta em toda a Bahia.
A delegada-geral da PC destacou que o mal da violência contra a mulher afeta não apenas as vítimas diretas, mas também outras pessoas da família, especialmente os filhos. Com os Neams em pleno funcionamento no interior da Bahia, a comunidade pode contar com unidades dedicadas à investigação e responsabilização de autores de violência doméstica e familiar, contribuindo para um ambiente em que as mulheres são respeitadas e tratadas com dignidade.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




