A Fundação Hospitalar de Feira de Santana realizou, na última quarta-feira (27/12/2023), o primeiro procedimento de histeroscopia no Hospital da Mulher. Essa iniciativa, inédita no município, marca um avanço significativo no diagnóstico e tratamento de condições ginecológicas, proporcionando um serviço fundamental para a saúde feminina.
A histeroscopia é um procedimento médico que utiliza um instrumento chamado histeroscópio para visualizar internamente o útero. A Dra. Joyce Campodonio, médica especialista em histeroscopia, destaca a importância desse exame para avaliar as estruturas internas do útero, auxiliando no diagnóstico de diversas patologias que afetam essa região.
“A intenção do procedimento é avaliar as estruturas internas do útero, como os óstios tubários, o canal endocervical e o endométrio, para diagnosticar doenças que podem afetar essas estruturas. É um procedimento rápido, que pode durar de 5 a 20 minutos, dependendo do caso”, explica a médica.
A primeira paciente a se submeter ao procedimento, Ticiana Marques, compartilhou sua experiência positiva.
“Desde o dia 8 de outubro eu estava com um sangramento vaginal importante, fiz a ultrassonografia e recebi a indicação da Dra. Naiane Borges para a realização da histeroscopia. Foi tudo perfeito e maravilhoso. Não senti absolutamente nada”.
O Dr. Francisco Mota, médico diretor do Hospital da Mulher, destaca a importância desse serviço para as mulheres de Feira de Santana.
“É um ganho enorme, um procedimento de muita importância para diagnóstico e tratamento. Nesse momento, estamos iniciando com as histeroscopias diagnósticas para identificar pólipos e espaçamentos endometriais e provavelmente iniciaremos as histeroscopias cirúrgicas quando o centro cirúrgico já estiver liberado”.
O serviço de histeroscopia será iniciado para pacientes encaminhadas ao ambulatório de ginecologia com indicações para o procedimento. O Dr. Mota destaca que o serviço também representa um avanço para o programa de residência médica e trará benefícios significativos para a população.
Gilberte Lucas, diretora presidente da Fundação Hospitalar, celebrou a inauguração do serviço de histeroscopia.
“Esta conquista é o resultado de esforços coletivos. Estamos focados em proporcionar avanços significativos na área de ginecologia e obstetrícia, e a inclusão da histeroscopia no rol de serviços do Hospital da Mulher é importante para oferecer diagnósticos mais precisos e tratamentos adequados às mulheres de Feira de Santana”.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




