O Ibovespa, principal índice da B3, conquistou um feito inédito ao encerrar o pregão desta quinta-feira (21/12/2023) acima dos 132 mil pontos, marcando 132.182,01 pontos e registrando uma valorização de 1,05%. O impulso para esse marco veio da valorização das ações da mineradora Vale, impulsionadas pelo aumento dos futuros do minério de ferro na Ásia e pelo desempenho positivo em Wall Street.
Ao longo do dia, o Ibovespa atingiu sua máxima em 132.276,93 pontos, enquanto a mínima foi de 130.822,35 pontos. Este mês tem sido caracterizado por recordes consecutivos, tanto em máximas intradiárias quanto em fechamentos. O mercado tem refletido a perspectiva de corte de juros nos Estados Unidos em 2024, atraindo investimentos externos para a bolsa brasileira.
Nos Estados Unidos, os principais índices acionários tiveram uma alta entre 0,9% e 1,3% hoje. Dados econômicos e do mercado de trabalho norte-americano divulgados confirmaram as expectativas de um corte nas taxas de juros pelo Federal Reserve no primeiro semestre do próximo ano.
No cenário nacional, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, esclareceu que a projeção de redução de 0,5 ponto percentual nos juros, anunciada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), é válida apenas para as duas próximas reuniões do colegiado, não indicando cortes posteriores. As próximas reuniões do Copom estão programadas para janeiro e março de 2024, enquanto a terceira ocorrerá em maio.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




