OMS relata piora da situação ‘a cada hora’ na Faixa de Gaza

O Escritório da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Cisjordânia e Gaza emitiu um alerta preocupante sobre a crescente gravidade da situação na Faixa de Gaza, declarando que “a situação está piorando a cada hora” devido aos confrontos em curso. Rik Peeperkorn, representante da OMS na região, revelou que os bombardeios tornaram-se mais intensos, abrangendo todas as áreas, incluindo as do sul, como Khan Yunis e Rafah.

Desde o início dos ataques do grupo Hamas a Israel, seguidos por atos de retaliação das forças israelenses em 7 de outubro, pelo menos 15,9 mil palestinos perderam a vida. Peeperkorn destacou que em Rafah, aproximadamente 1,8 milhão de pessoas, quase 80% da população de Gaza, estão vivendo como deslocados internos. A situação é tão crítica que, em média, uma criança perde a vida a cada 10 minutos em Gaza.

James Elder, porta-voz do Fundo da ONU para a Infância (Unicef), ressaltou a obrigação do direito humanitário internacional de proteger civis durante conflitos. Ele considerou inaceitável a declaração unilateral de “zonas seguras” que carecem de condições básicas como água, abrigo e saneamento. A Agência da ONU de Assistência aos Refugiados Palestinos (Unrwa) relatou a morte de 130 funcionários durante o conflito.

O representante regional da OMS expressou grande preocupação com a vulnerabilidade da infraestrutura de saúde, especialmente com o sistema paralisado e nenhuma instalação de atendimento funcionando no norte de Gaza. O hospital Al-Ahly, em grande parte, está superlotado e funciona como centro de trauma, enquanto a população em movimento para o extremo sul apresenta crescentes casos de doenças infecciosas.

*Com informações da ONU News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading