A Petrobras está dando um passo significativo na retomada da exploração da Margem Equatorial brasileira, uma área estratégica que se estende ao longo da costa do Rio Grande do Norte ao Amapá. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (06/12/2023), revelando que a estatal enviou um navio-sonda para iniciar a perfuração do poço de Pitu Oeste, localizado na Bacia Potiguar.
O navio-sonda partiu do Rio de Janeiro na terça-feira (5) e está programado para iniciar a perfuração ainda neste mês. A Petrobras estima que o trabalho terá uma duração de 3 a 5 meses. A autorização para explorar os poços em águas profundas da Bacia Potiguar foi concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em outubro deste ano.
O Pitu Oeste representa o terceiro poço da concessão BM-POT-17, que já foi objeto de exploração anterior, com a última perfuração realizada em 2015. Além disso, a Petrobras tem planos de perfurar o poço Anhangá, em outra concessão na Bacia Potiguar (POT-M-762).
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, ressaltou a confiança no potencial da Margem Equatorial, destacando que o Plano Estratégico 2024-2028 prevê investimentos significativos, totalizando US$ 3,1 bilhões em atividades exploratórias nessa região. Esse esforço reflete a importância estratégica dessa faixa litorânea para garantir a segurança energética do país.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




