A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (30/11/2023) a 22ª fase da Operação Lesa Pátria, direcionada a indivíduos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. A ação abrange a execução de 28 mandados judiciais distribuídos em 17 cidades de Santa Catarina e Minas Gerais. Três desses mandados são de prisão preventiva, todos em Uberaba (MG), onde também ocorreram oito mandados de busca e apreensão.
Nesta fase, foi determinado o bloqueio de bens dos investigados, fundamentado nos danos causados aos prédios públicos, estimados em até R$ 40 milhões, de acordo com as investigações. Todas as diligências foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A Operação Lesa Pátria tem como alvo não apenas os participantes diretos dos eventos, mas também os incitadores e financiadores dos atos golpistas. Os crimes em investigação incluem a abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, além de destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
A PF destaca que as investigações têm caráter permanente, com atualizações periódicas do número de mandados judiciais, pessoas capturadas e foragidas.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




