Na tarde desta quinta-feira (14/12/2023), a cidade do Rio de Janeiro celebrou a inauguração do primeiro escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) na região das Américas e do Caribe. O espaço, situado no Centro da capital fluminense e com 500 metros quadrados, será o epicentro de planejamento estratégico para impulsionar o turismo na região, promovendo desenvolvimento econômico e social.
A unidade terá um enfoque específico em iniciativas para fomentar o turismo responsável, sustentável e universalmente acessível. Além disso, buscará construir parcerias para fortalecer a atividade turística na região. A cerimônia de abertura contou com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, do secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, do governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e do prefeito da cidade, Eduardo Paes.
O ministro Celso Sabino ressaltou que a instalação do escritório marca o início de uma nova fase para o turismo no Brasil, destacando a importância do planejamento relacionado à qualificação profissional, descoberta e promoção de novos destinos e rotas turísticas, e captação de investimentos para a região.
Localizado em um prédio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio (Fecomércio), o escritório da OMT abrigará aproximadamente 100 funcionários. A cerimônia foi marcada por assinaturas de protocolos, incluindo um acordo entre o ministro Celso Sabino e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Estado do Rio de Janeiro (Senac) para fortalecer o turismo por meio do compartilhamento de conhecimentos e tecnologias.
A iniciativa reforça o compromisso do Brasil com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, consolidando o país como um protagonista nas políticas turísticas na região.










Deixe um comentário