O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, expressou preocupação e urgência em relação à crise climática durante a coletiva de imprensa na COP28, realizada em Dubai nesta segunda-feira (11/12/2023). Guterres enfatizou que o planeta está próximo do limite crítico de 1,5°C e alertou para as lacunas que ainda persistem nas negociações. Ele apelou a máxima ambição na redução de emissões e na promoção da justiça climática.
Guterres propôs o Pacto de Solidariedade Climática, instando os grandes emissores a fazerem esforços adicionais enquanto os países mais ricos apoiam economias emergentes. O secretário-geral destacou a importância de eliminar gradualmente os combustíveis fósseis, alinhado ao objetivo de zero emissões líquidas até 2050. Ele ressaltou a necessidade de mais financiamento climático para adaptação, aumento de capital e reforma nos modelos de negócios dos bancos multilaterais.
Os próximos dois anos foram destacados como vitais, visando estabelecer uma nova meta global de financiamento climático pós-2025 e preparar planos nacionais de ação climática. Guterres enfatizou a urgência de concluir a COP28 com um resultado ambicioso para manter viva a meta de 1,5 grau e proteger os impactados pela crise climática.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




