O Supremo Tribunal Federal (STF) anunciou nesta segunda-feira (04/12/2023) que abrirá um inquérito para investigar o deputado federal André Janones (Avante-MG) por suspeita de associação criminosa e peculato. A decisão foi tomada pelo ministro Luiz Fux, que estabeleceu um prazo de 60 dias para a realização das diligências.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou a abertura da investigação na última sexta-feira, fundamentada em reportagens jornalísticas e notícias-crime protocoladas por políticos de oposição. As informações indicam que Janones teria utilizado o WhatsApp para solicitar a ex-assessores o repasse de parte de seus salários em apoio a campanhas eleitorais desde 2019.
A vice-procuradora-geral da República, Ana Borges Coêlho Santos, enfatizou que o inquérito visa esclarecer se o deputado esteve envolvido na prática conhecida como “rachadinha”, indicando que também será apurada a possibilidade de Janones ter exigido vantagens econômicas indevidas dos assessores e ex-assessores em troca da manutenção nos cargos em seu gabinete.
O parlamentar, conhecido por sua atuação em temas relacionados à defesa dos direitos dos trabalhadores, ainda não se manifestou publicamente sobre a abertura do inquérito.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




