A passagem do centenário de nascimento do aclamado escritor mineiro, Fernando Sabino, será oficialmente celebrada ao longo de 2024, conforme estabelece a Lei 14.794/2024, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (08/01/2024). Originada do PL 2.626/2023, de autoria da deputada Bia Kicis (PL-DF), e relatada pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, a legislação destaca a relevância do autor na literatura brasileira e sua influência na promoção do gosto pela leitura em todas as idades.
Segundo Pacheco, a iniciativa é uma homenagem ao legado singular de Fernando Sabino, uma figura essencialmente mineira que transcendeu fronteiras com sua escrita envolvente. O relator ressaltou que o autor não apenas foi um mestre da prosa, explorando a complexidade das relações humanas com “simplicidade eloquente”, mas também deixou um legado ético e dedicado no serviço público. A legislação permite a emissão de um selo comemorativo ao centenário, conforme critério da autoridade competente.
Fernando Tavares Sabino, nascido em Belo Horizonte (MG) em outubro de 1923, destacou-se não apenas como escritor, mas também como nadador, jornalista e editor. Com cerca de 50 obras publicadas, incluindo títulos icônicos como “O encontro marcado” e “O homem nu”, Sabino recebeu prêmios como o Jabuti e o Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL), pelo conjunto da obra. Seu legado, que ultrapassa duas décadas desde seu falecimento em 2004, permanece como um tesouro nacional.
*Com informações da Agência Senado.










Deixe um comentário