O ano de 2023 entra para os registros como o mais quente da série histórica do Brasil, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com uma média de temperatura de 24,92 graus Celsius (ºC), o país experimentou um aumento de 0,69 °C em relação à média histórica de 1991/2020, que era de 24,23 °C. Este fenômeno não é isolado: a Organização Meteorológica Mundial (OMM) também anunciou que 2023 é o ano mais quente globalmente, com uma média de 1,4°C acima do período de 1850/1900, superando os recordes de 2016 e 2020.
Dos 12 meses de 2023, nove apresentaram médias mensais de temperatura acima da média histórica. Setembro se destacou, registrando um desvio de 1,6 ºC acima da climatologia de 1991/2020, o maior desde 1961. O Inmet aponta que fenômenos como ondas de calor e o impacto do El Niño contribuíram para essa situação. A análise dos desvios de temperaturas anuais desde 1961 sugere uma tendência de aumento significativo, relacionada às mudanças climáticas globais e fatores ambientais locais.
As regiões mais afetadas foram o sul do Pará, Mato Grosso, sul de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco e Ceará. Esse aumento de temperatura pode ter consequências sérias para o meio ambiente, agricultura e ecossistemas.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




