O ex-diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), John Brennan, expressou séria preocupação em relação ao ataque recente à base militar dos Estados Unidos na Jordânia, classificando-o como uma “escalada perigosa” da situação no Oriente Médio. O Comando Central dos EUA informou que, no ataque ocorrido em 28 de janeiro, três militares americanos perderam a vida e mais de 30 ficaram feridos. O governo jordaniano afirmou que o ataque ocorreu fora de seu território, atingindo a base de Al-Tanf, na Síria.
Em entrevista ao programa da MSNBC, “Inside com Jen Psaki”, Brennan destacou a gravidade do ataque, revelando que os drones utilizados estavam carregados de explosivos e detonaram com impacto. Ele alertou para as possíveis consequências do atentado e informou que a Casa Branca está colaborando com os serviços de inteligência para identificar os responsáveis, determinar eventuais ligações com o Irã e utilizar essas informações para a formulação de ações futuras.
Desde o recrudescimento do conflito israelo-palestino, as tropas americanas no Iraque e na Síria têm sido alvo frequente de ataques com foguetes e drones por grupos armados supostamente pró-iranianos, segundo Washington. No entanto, as autoridades iranianas negam qualquer ligação com esses grupos xiitas armados, declarando que não recebem ordens da República Islâmica.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




