O município de Feira de Santana enfrenta um aumento preocupante nos casos de dengue, com um total de 53 registros até a última segunda-feira (29/01/2024), segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Esta cifra reflete um aumento de 26% em relação a janeiro de 2023, quando foram contabilizados 42 casos. É importante notar que, apesar do aumento nos casos gerais, houve uma redução de 41,6% nos casos considerados de alarme, que incluem sete casos neste ano, em comparação com os 12 registrados no mesmo período do ano anterior, que também resultaram em um óbito.
O prefeito Colbert Martins Filho, médico com especialização em epidemiologia, alerta para a possibilidade de um ano epidêmico, especialmente diante do aumento de casos em todo o país. Ele destaca os esforços da prefeitura para combater o mosquito transmissor, incluindo a presença constante de agentes nas ruas, a aplicação de fumacê e a avaliação de reforçar o quadro de agentes de endemias.
Entre os locais mais notificados na zona urbana estão os bairros Mangabeira, Papagaio e Centro. No entanto, apenas o distrito de Humildes registrou casos, com cinco diagnósticos positivos.
A Vigilância Epidemiológica (VIEP) recomenda que pessoas com febre e, pelo menos, mais dois sintomas compatíveis com dengue, como dor de cabeça e no corpo, busquem a unidade de saúde mais próxima para orientações. Em casos graves, que apresentem piora da doença, é recomendado procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou as policlínicas municipais.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




