À medida que o mundo entra em 2024, as projeções econômicas globais lançam sombras sobre o crescimento, segundo o principal relatório econômico das Nações Unidas. Estima-se que o crescimento econômico global desacelere de 2,7% em 2023 para 2,4% em 2024, abaixo da taxa pré-pandemia de 3,0%. Embora 2023 tenha superado expectativas, o relatório destaca riscos de curto prazo e vulnerabilidades estruturais que permanecem, incluindo taxas de juros elevadas, conflitos em escalada, comércio lento e desastres climáticos crescentes.
O documento aponta para desafios significativos, como a perspectiva de condições de crédito mais rígidas e custos de empréstimos mais altos, dificultando o avanço da economia global já sobrecarregada de dívidas. Para impulsionar o crescimento, enfrentar as mudanças climáticas e avançar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), será necessário um investimento significativo, com o secretário-geral da ONU, António Guterres, defendendo um financiamento anual de pelo menos US$ 500 bilhões.
O relatório destaca que, em 2024, o crescimento em várias grandes economias desenvolvidas, incluindo os Estados Unidos, deve desacelerar devido a altas taxas de juros, redução do consumo e mercados de trabalho mais fracos. Países em desenvolvimento enfrentam desafios semelhantes, com condições financeiras mais apertadas, redução do espaço fiscal e demanda externa lenta.
A inflação global, estimada em 5,7% em 2023, é projetada para diminuir para 3,9% em 2024, mas permanece alta em alguns países, com riscos de aumento em conflitos geopolíticos intensificados. O relatório destaca a necessidade de cooperação internacional para impulsionar o crescimento e promover a transição verde, incluindo medidas fiscais, suporte fiscal, financiamento climático global e políticas industriais para inovação e transição verde.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




