O ano de 2023 ficou marcado por recordes no setor energético brasileiro, com tanto o consumo quanto a produção batendo marcas históricas. Diversos fatores, incluindo o intenso calor nos meses de setembro a novembro, impulsionaram o consumo de energia, mas a capacidade de produção, especialmente em energias limpas e renováveis, acompanhou de perto essa crescente demanda. No total, o Brasil expandiu sua capacidade instalada em 8,4 gigawatts (GW), equivalente ao abastecimento de mais de 4 milhões de residências.
Usinas eólicas e solares lideraram a expansão, representando 90,4% do crescimento, com destaque para os estados do Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Bahia. As usinas fotovoltaicas e eólicas contribuíram significativamente, somando 7,6 GW de expansão. Ricardo Gedra, gerente de Análises e Informações ao Mercado da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), assegura que o aumento no consumo é acompanhado por uma produção robusta, indicando um abastecimento seguro para o país, com reservatórios de hidrelétricas bem supridos e novas usinas em construção para atender à demanda nacional.
O calor histórico foi um dos principais impulsionadores do aumento no consumo de energia. Meses como setembro e novembro de 2023 registraram elevações notáveis de 7,6% e 11,4%, respectivamente, de acordo com a CCEE. Setembro, considerado o mais quente em 60 anos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), levou a uma alta demanda devido ao uso intensificado de ventiladores e ar-condicionado. Entretanto, apesar do calor persistente previsto para os meses de verão, a meteorologia do Inmet, Dayse Moraes, destaca que as chuvas características da estação podem aliviar as altas temperaturas, proporcionando um equilíbrio na demanda.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




