Nesta terça-feira (03/01/2024), a Agência da ONU de Assistência aos Palestinos, Unrwa, e o Programa Mundial de Alimentos, PMA, lançaram um alerta preocupante sobre a situação em Gaza, destacando a ameaça de fome e doenças em áreas densamente povoadas. A grave situação humanitária decorre do conflito em curso, que já causou a destruição de infraestrutura, vítimas e preocupações crescentes com a saúde. A crise não se limita a Gaza, estendendo-se à Cisjordânia, com relatos de demolições, vítimas e tensões crescentes.
A Unrwa relata que mais de 1 milhão de pessoas buscam segurança na superlotada cidade do sul de Rafah, com centenas de milhares dormindo ao ar livre, expostos ao frio. A fome generalizada atinge mais da metade da população de Gaza, segundo avaliações recentes de insegurança alimentar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o risco iminente de surtos de doenças transmissíveis, com números alarmantes de infecções respiratórias, diarreia e outros problemas de saúde.
Desde os ataques terroristas liderados pelo Hamas em outubro, os confrontos na Faixa de Gaza já deixaram mais de 22 mil pessoas mortas, principalmente mulheres e crianças. Autoridades de saúde relatam soldados israelenses mortos e feridos, além de milhares de desaparecidos ou enterrados sob escombros. O relatório da OMS destaca a destruição de instalações de saúde, comprometendo ainda mais a capacidade de resposta.
Enquanto a crise persiste, o Escritório da ONU para Assuntos Humanitários (Ocha) destaca esforços para retomar serviços hospitalares em meio a bombardeios contínuos. Na Cisjordânia, a situação não é menos grave, com relatos de demolições e aumento significativo de ataques por forças israelenses. A comunidade internacional acompanha de perto a evolução da crise humanitária, buscando soluções para aliviar o sofrimento da população afetada.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




