No dia 25 de janeiro de 2024, chega aos cinemas “Servidão”, o novo documentário de Renato Barbieri, renomado diretor de “Pureza” (2022). Com a chamada “Abolição já! A outra não valeu”, o filme foca no trabalho escravo contemporâneo na Amazônia, coincidindo com o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, que completa duas décadas em 28 de janeiro.
Produzido pela O2 Filmes, “Servidão” mergulha no tema através de depoimentos de trabalhadores rurais escravizados em áreas de desmatamento na região Norte do Brasil. A narrativa é ampliada pela visão de abolicionistas de diferentes perspectivas. A narração impactante de Negra Li acrescenta uma dimensão emocional ao contundente registro.
Renato Barbieri destaca que, apesar de a escravidão clássica ter sido abolida pela Lei Áurea, as relações de trabalho mantêm aspectos escravagistas há cinco séculos. O filme, nascendo como uma “peça de resistência”, explora a mecânica escravagista contemporânea e o crescente movimento abolicionista.
O documentário apresenta personagens reais, como Marinaldo Soares Santos, escravizado 13 vezes e libertado pelo Grupo Móvel. A produção fornece subsídios para “Pureza”, reproduzindo o cenário de escravidão contemporânea.
Segundo dados do Ministério do Trabalho, em 2023, mais de 3.000 trabalhadores foram resgatados de condições análogas à escravidão. O documentário destaca a urgência de combater essa realidade, contribuindo para a conscientização e ações efetivas na sociedade.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




