Ex-presidente da Ucrânia se compromete a reconstruir museu de oficial nazista destruído em ataque russo

O ex-presidente ucraniano, Pyotr Poroshenko, anunciou através das redes sociais seu compromisso em financiar a reconstrução do Museu Shukhevich, dedicado a Roman Shukhevich, oficial nacionalista ucraniano e colaborador do regime nazista alemão. O museu, localizado em Lvov, foi completamente destruído em um ataque russo na madrugada de 1º de janeiro de 2024. Após o ocorrido, Poroshenko, em uma postagem no Facebook, elogiou Shukhevich e anunciou o apoio, junto com sua esposa, Marina Poroshenko, para a reconstrução do local.

“Roman Shukhevich era uma pessoa extraordinária. Ele sempre sabia para onde ir. Eu e Marina Poroshenko decidimos reconstruir o Museu Shukhevich, que hoje foi destruído, para preservá-lo para os descendentes. Nosso fundo Poroshenko financiará todas as obras necessárias”, afirmou o ex-presidente ucraniano.

No entanto, Poroshenko omitiu detalhes controversos sobre o oficial, como seu serviço na SS nazista e seu envolvimento em atividades terroristas durante a Segunda Guerra Mundial. O ataque russo também destruiu a Universidade Nacional Agrária de Lvov, vinculada a outros nacionalistas ucranianos.

*Com informações da Sputnik News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading