O Carnaval, período de alegria e celebração, também traz consigo a importância da saúde pública, e o Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), intensifica suas ações para garantir a segurança dos foliões. Entre as medidas adotadas, destacam-se os estandes de testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) nos circuitos de Salvador e Porto Seguro, juntamente com a distribuição expressiva de 1 milhão de preservativos.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, ressalta que a abordagem do governo engloba tanto a assistência quanto a prevenção. Os estandes nos circuitos carnavalescos não apenas oferecerão testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais, mas também proporcionarão assistência social imediata em caso de resultados positivos. Uma novidade em 2024 é o início imediato do tratamento de sífilis nos estandes, com a aplicação de penicilina benzatina.
Os postos de testagem estarão localizados na Av. Milton Santos, em Ondina, e na Av. Centenário, na Barra, em Salvador, além da Passarela do Descobrimento, em Porto Seguro. Cada estande terá a capacidade de realizar até 1 mil testes por dia, assegurando uma abordagem eficaz. Adicionalmente, a campanha se estenderá pelos circuitos do Carnaval, com a distribuição de preservativos e material informativo sobre ISTs.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




