Governo Lula promulga sem alterações o PPA 2024-2027, consolidando plano plurianual de R$ 13,3 trilhões

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou sem vetos o Plano Plurianual (PPA) referente ao quadriênio 2024-2027, consolidando as diretrizes para os Orçamentos anuais da União durante esse período. Publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (11/01/2024), a Lei 14.802, que institui o plano, foi aprovada pelo Congresso em dezembro do ano anterior, após intensos debates.

O PPA, denominado pelo governo como “participativo”, servirá como balizador para a elaboração dos Orçamentos anuais, definindo programas, objetivos e metas para guiar a atuação governamental nos próximos quatro anos. Com um montante estimado de R$ 13,3 trilhões, provenientes de fontes orçamentárias e não orçamentárias, o plano abrange 88 programas distribuídos nos eixos social, econômico e institucional.

Entre as prioridades destacadas para o período de 2024-2027, estão o combate à fome e redução das desigualdades, educação básica, saúde (com ênfase na atenção primária e especializada), o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), neoindustrialização, trabalho, emprego e renda, além do combate ao desmatamento e a resposta à emergência climática.

Adicionalmente, o Congresso inseriu propostas não contempladas inicialmente pelo governo, como a proteção e recuperação de animais domésticos, produção de semicondutores, ampliação de recursos para a Embrapa, inclusão da pecuária familiar nas políticas governamentais, e a expansão do ensino superior em regiões desprovidas de universidade pública federal.

A pedido do governo, o relator do projeto, deputado Bohn Gass (PT-RS), complementou o voto para incluir uma revisão das metas de emissão de gases de efeito estufa, alinhando-as aos compromissos pactuados pelo Brasil na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Clima. Também foi acrescentada uma recomendação para que o Executivo, na primeira revisão do plano, realize uma análise sobre as políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading