Integração entre universidade e escolas estaduais fortalece a Educação Básica na Bahia, diz Governo Jerônimo

A parceria entre universidades públicas e escolas estaduais na Bahia impulsiona o ensino, como evidenciado pela colaboração entre a UESC e o CPMRG de Ilhéus.
A parceria entre universidades públicas e escolas estaduais na Bahia impulsiona o ensino, como evidenciado pela colaboração entre a UESC e o CPMRG de Ilhéus.

A integração entre universidades públicas e escolas estaduais na Bahia emerge como um modelo de sucesso na busca por fortalecer a Educação Básica. Incentivada pela Secretaria da Educação do Estado, essa aliança estratégica visa otimizar recursos, compartilhar estratégias pedagógicas e potencializar a infraestrutura, promovendo uma educação de qualidade em todas as etapas. Um exemplo notável dessa parceria é a colaboração entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e o Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão (CPMRG), localizado em Ilhéus, desde 2015.

Essa iniciativa, que teve origem no Departamento de Ciências Exatas da UESC, resultou em um treinamento olímpico direcionado aos estudantes do CPMRG, preparando-os para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As Oficinas de Matemática Experimental foram o ponto de partida para essa colaboração, promovendo discussões e estratégias que visavam aprimorar o raciocínio e a resolução de problemas complexos.

Nestor Centurion, vice-diretor do Departamento de Ciências Exatas da UESC, explica a dinâmica do treinamento.

“Em 2023, juntamos cinco professores da área de Matemática da UESC e dois discentes de bacharelado para treinar os alunos para a segunda fase da OBMEP. Em conjunto com um professor de Matemática da escola, trabalhamos com esses meninos em três sábados e focamos no perfil dissertativo das questões. Percebemos que as discussões tiveram êxito, o nível de raciocínio e de escrita foram melhorando ao longo dessas três aulas e vimos os resultados através das premiações recebidas pelos alunos.”

O impacto positivo dessa integração fica evidente nos resultados alcançados pelos estudantes do CPMRG de Ilhéus. Conquistando medalhas regionais e nacionais na OBMEP, esses alunos posicionaram a escola como a única pública não seletiva da Bahia entre as sete instituições com a maior pontuação no país, considerando os 15 grupos de competição. Dos 1.200 inscritos, 66 avançaram para a segunda fase, resultando em 8 medalhas nacionais, 16 regionais e 20 menções honrosas, abrangendo estudantes do 6º ano ao Ensino Médio.

O professor de Matemática do CPMRG de Ilhéus, Eudson Cardoso, destaca o papel da escola na abordagem interdisciplinar.

“Aqui na escola não focamos somente na Matemática, mas tentamos trazer a interdisciplinaridade para sala de aula. Conseguimos agregar várias áreas do conhecimento, mostrando para os alunos que a matemática está inserida em várias outras disciplinas, como português, história e geografia. Acho que esse é um grande diferencial da nossa escola, nós estamos tentando desmistificar a matéria para os estudantes e mostrar não só o conteúdo, mas que é bem fácil de aprender.”

Iago Alves Dias, 14 anos, tornou-se o primeiro ilheense a receber uma Medalha de Ouro Nacional na OBMEP. Seu percurso destaca o impacto positivo da integração entre Ensino Superior e Educação Básica, fortalecendo a educação no cenário nacional.

“Dos três treinamentos oferecidos pela UESC eu participei de dois. Os professores da universidade explicavam o assunto de uma forma mais fácil de ser entendida e revelavam visões sobre a matemática que eu e outros colegas nunca tínhamos visto. Eu achava que eu iria ganhar uma medalha de bronze na OBMEP e quando eu ganhei a medalha de ouro foi uma sensação muito boa, pois era uma prova que eu achava muito difícil. Ficar nessa posição foi incrível pra mim e eu agradeço muito aos professores da CMPRG e da UESC.”

Além do sucesso na OBMEP, Iago destacou-se em outras competições, consolidando-se como uma referência acadêmica. A integração entre a UESC e o CPMRG de Ilhéus continua a inspirar, demonstrando os frutos positivos da colaboração entre Ensino Superior e Educação Básica.


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