Nesta sexta-feira (12/01/2024), a Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou uma atualização preocupante sobre a evolução da Covid-19 e outros patógenos respiratórios, destacando um aumento significativo nos casos graves.
Maria Van Kerkhove, diretora de Preparação e Prevenção de Epidemias e Pandemias da OMS, revelou que houve um aumento alarmante de 42% em hospitalizações e 62% em internações em Unidades de Terapia Intensiva entre novembro e dezembro de 2023. A preocupação é ainda maior devido à temporada de férias e festividades, podendo resultar em números mais elevados em janeiro.
A falta de dados abrangentes sobre a doença é lamentada pela especialista, indicando que os números fornecidos até agora provêm de apenas 29 países. Maria Van Kerkhove alertou que, mesmo nessas nações limitadas, “há centenas de milhares de pessoas hospitalizadas neste momento”. A circulação real do vírus Sars-Cov2, segundo ela, é substancialmente subnotificada, com uma estimativa entre 2 e 19 vezes maior do que os dados relatados.
Apesar de dois grupos de vírus atualmente em circulação, com algumas variantes em declínio e outras em ascensão, a diretora afirmou que não há, até o momento, indicação de que uma nova variante esteja associada a uma maior gravidade. Ela destacou que, embora os níveis de impacto não se comparem ao pico da pandemia em anos anteriores, a Covid-19 continua a ser uma ameaça à saúde pública.
A preocupação da OMS também abrange a circulação simultânea da Covid-19 e outros patógenos respiratórios, como a gripe e a pneumonia, durante a temporada de inverno, especialmente no hemisfério norte. Maria Van Kerkhove ressaltou que esse cenário está aumentando o fardo de outras doenças respiratórias.
Diante desse panorama, a diretora defendeu a importância contínua de medidas preventivas, como exames adequados, uso de antivirais, atendimento clínico e vacinação. A OMS está colaborando com os governos para garantir que os avanços conquistados no combate à Covid-19, como o fortalecimento dos sistemas de vigilância e prevenção, sejam mantidos para enfrentar as ameaças presentes e futuras.
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




