A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um alerta nesta sexta-feira (22/12/2023), indicando que o aumento significativo nas infecções por dengue em todo o mundo em 2023 representa uma séria ameaça à saúde global. Com mais de 5 milhões de infecções e 5 mil mortes relatadas este ano, principalmente nas Américas, Sudeste Asiático e Pacífico Ocidental, a OMS destaca que as mudanças climáticas desempenham um papel crucial nesse cenário alarmante.
Diana Rojas Alvarez, líder da equipe da OMS sobre arbovírus, ressaltou que as mudanças climáticas, ao aumentarem as chuvas, umidade e temperatura, impactam diretamente na transmissão da dengue. O órgão afirmou estar pronto para apoiar países no controle dos surtos atuais e na preparação para a próxima temporada. O aquecimento global, segundo especialistas, tem permitido que mosquitos infectados prosperem em novas regiões, contribuindo para a propagação da doença.
A dengue, a mais comum das infecções virais transmitidas por mosquitos, é prevalente em áreas urbanas com climas tropicais e subtropicais. Embora a maioria dos infectados se recupere dentro de uma a duas semanas, casos graves podem resultar em choque, sangramento grave ou comprometimento de órgãos. A detecção precoce é crucial, considerando que não há tratamento específico para a dengue.
Além das regiões tradicionalmente afetadas, surtos preocupantes têm ocorrido em países fragilizados por conflitos, como Afeganistão, Paquistão, Sudão, Somália e Iêmen, alertou Alvarez. A prevalência global de mosquitos tem sido impactada pelas mudanças climáticas, levando países antes isentos de dengue, como França, Itália e Espanha, a relatarem casos de transmissão local.
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




