Numa clara demonstração de alerta à Rússia, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) anunciou a mobilização de mais de 90 mil soldados para o exercício “Steadfast Defender” no flanco leste da aliança. Esta iniciativa, que ocorre pela primeira vez desde o término da Guerra Fria em 1991, supera em mais que o dobro o contingente inicialmente planejado. O objetivo declarado é enviar uma mensagem inequívoca ao Kremlin, evidenciando a prontidão dos 31 países membros da aliança, incluindo a recente postulante Suécia, para reagir de maneira rápida e eficaz a possíveis agressões do regime de Vladimir Putin.
O presidente do Comitê Militar da Otan, o almirante holandês Rob Bauer, afirmou que estão se preparando para um possível conflito com a Rússia e grupos terroristas, destacando a necessidade de estar pronto caso ocorra um ataque. O exercício abrange a simulação de uma invasão russa a um dos países membros, envolvendo cerca de 50 navios de guerra, 80 aeronaves e 1,1 mil veículos de combate.
A área de treinamento abrange Noruega, Letônia, Lituânia, Polônia e Romênia, países com fronteiras ou relações sensíveis com a Rússia. Esta medida ocorre próximo ao aniversário da invasão russa à Ucrânia, que ocorreu há dois anos, e em meio aos intensificados bombardeios de Moscou a Kiev. As Forças Armadas alemãs desempenham um papel significativo no exercício, com mais de 12 mil soldados em operação até o final de maio, visando aprimorar habilidades para a rápida mobilização no flanco leste da Otan.
*Com informações da DW.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




