A Prefeitura de Salvador revelou, nesta terça-feira (23/01/2024), a aguardada programação para o Carnaval 2024, destacando o tema “Salvador Capital Afro”. O evento de lançamento ocorreu na Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê, icônico bloco Afro que celebra seu jubileu de ouro. Sob a liderança do prefeito Bruno Reis, autoridades municipais, artistas, produtores culturais e líderes negros da Bahia se uniram para apresentar um Carnaval com investimentos notáveis e ênfase na cultura afro-brasileira.
Neste ano, o município está destinando mais de R$8 milhões para os blocos Afro e Afoxés, além de oferecer suporte a 130 entidades de matriz africana independentes. A iniciativa reforça o compromisso da gestão em homenagear e agradecer aos blocos Afro, reconhecendo suas contribuições transformadoras nas comunidades. O prefeito Bruno Reis ressaltou a estratégia construída desde o início de seu mandato, destacando a importância de render homenagens aos blocos Afro de Salvador, que representam parte fundamental da identidade da cidade.
O Carnaval 2024, sob o tema “Salvador Capital Afro”, vai além do simbolismo, refletindo um compromisso duradouro. Além dos investimentos financeiros, a Prefeitura isenta os blocos de tributos como ISS, IPTU e TFF, visando promover a sustentabilidade dessas entidades. O evento de lançamento também enfatizou a marca do Carnaval 2024, que incorpora o projeto “Capital Afro” em sua identidade, sinalizando um compromisso contínuo ao longo do ano.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, destacou o reposicionamento de Salvador como “Capital Afro”, evidenciado pelo primeiro lugar em pesquisa do Ministério do Turismo sobre destinos mais desejados para 2024. Essa mudança, segundo Tourinho, não é apenas simbólica, mas também envolve investimentos e a criação de ferramentas para a sustentabilidade dos blocos e entidades culturais.
Com expectativa de superar em cerca de 30% o investimento dos anos anteriores, o Carnaval 2024 busca injetar mais de R$2 bilhões na economia da cidade e atrair mais de 1 milhão de turistas. A diversificação das atrações se destaca, com mais de 2,7 mil horas de música e 1,1 mil atrações ao longo dos cinco dias de pré-Carnaval e seis dias oficiais da festa.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




