O saudoso ‘Bumba Meu Boi do Seu Oreco’, ícone da cultura popular, está de volta às telinhas na versão remake da novela Renascer da TV Globo. O grupo, que já havia marcado presença na trama em 1993, retorna para mais uma vez encantar o público com suas tradições ricas e sua história de renascimento.
As gravações, realizadas em Ilhéus (BA) e no Rio de Janeiro (RJ), não apenas celebram a centenária manifestação cultural, mas também destacam um renascimento impulsionado pelo apoio da BAMIN, empresa comprometida com a valorização da cultura por meio do Programa de Valorização da Cultura (PVC). Esse programa, integral para a revitalização do ‘Bumba Meu Boi do Seu Oreco’, resgatou uma expressão cultural que estava adormecida pela falta de apoio logístico e financeiro.
Ramon Chalhoub, Coordenador de Relacionamento com Comunidades da BAMIN, enfatiza que a preservação da rica cultura imaterial local é um dos propósitos fundamentais do PVC. Ele destaca o significado do ‘Bumba Meu Boi do Seu Oreco’ como uma das manifestações culturais mais importantes e ressalta o papel vital do programa na reativação desse projeto.
Após o falecimento do criador do grupo, Seu Oreco, em 2019, as atividades foram interrompidas, e a pandemia acentuou o distanciamento do grupo. A participação nacional do grupo novamente é motivo de grande alegria para todos envolvidos na revitalização. Jorge Nascimento, neto de Seu Oreco, expressa gratidão por fazer parte do Programa de Valorização da Cultura, destacando que o boi, símbolo vivo da tradição, continua pulsante.
O Bumba Meu Boi, originado nas décadas de 1940 por Orelino Alves Galdino, Seu Oreco, é uma manifestação cultural que marcou a comunidade de Urucutuca, em Ilhéus. Ao longo dos anos, essa brincadeira do boi, com personagens como a Jaraguaia, tornou-se uma parte vital da cultura popular não apenas de Ilhéus, mas de toda a região.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




