O ano de 2023 será lembrado como um período de conquistas e superações para os atletas brasileiros, que encararam os desafios esportivos como um grande ensaio para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024. O destaque desse ano repleto de realizações foi, sem dúvida, a participação extraordinária da delegação brasileira nos Jogos Pan-Americanos, realizados em Santiago, Chile, entre 20 de outubro e 5 de novembro.
No Pan, o Brasil conquistou um total de 205 medalhas, sendo 66 de ouro, 73 de prata e 66 de bronze. As mulheres foram protagonistas, alcançando 95 medalhas, sendo 33 de ouro. Este desempenho inédito marcou a história do país em competições pan-americanas, evidenciando a força e a habilidade das atletas brasileiras. A ginástica foi o grande destaque, contribuindo com 31 medalhas, impulsionando ainda mais o brilho feminino.
Além do Pan, o Brasil teve um ano especial em campeonatos mundiais, com ênfase notável na ginástica. Na Antuérpia, a equipe feminina de ginástica artística fez história, conquistando seis medalhas, e Rebeca Andrade destacou-se com um ouro e três pratas, sendo escolhida a Atleta do Ano pelo Comitê Olímpico do Brasil. O skate também teve um desempenho excepcional, com Rayssa Leal e Giovanni Vianna garantindo uma dobradinha verde-amarela no SLS Super Crown World Championship.
No surfe, o Brasil manteve sua hegemonia na Liga Mundial de Surfe (WSL), com Filipe Toledo conquistando o título após vencer a etapa final do circuito. O boxe brasileiro teve um ano marcante, com Beatriz Ferreira e Barbara Santos brilhando no mundial feminino, enquanto no masculino, Wanderley Pereira e Wanderson de Oliveira garantiram uma prata e um bronze, respectivamente.
Entretanto, o atletismo e a natação apresentaram desafios. Alison dos Santos não alcançou o esperado nos 400 metros com barreiras no Mundial de Atletismo em Budapeste, enquanto a natação brasileira enfrentou dificuldades em Fukuoka, Japão, não conquistando nenhuma medalha, uma raridade nos últimos 16 anos.
Em suma, 2023 foi um ano de emoções intensas, vitórias marcantes e desafios superados pelos atletas brasileiros, apontando para um promissor espetáculo esportivo em Paris 2024.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




