Salvador: Afoxé Filhas de Gandhy celebra 45 anos de história e anuncia o empoderamento feminino como tema do Carnaval 2024

O Afoxé Filhas de Gandhy, ícone do Carnaval baiano com 45 anos de trajetória, anunciou com pompa o tema e a programação para o Carnaval 2024 de Salvador. Fundado em 1979, o bloco de mulheres afoxé da Bahia destaca-se pela celebração da cultura afro-brasileira e pelo empoderamento feminino, constituindo-se como agente de resistência cultural e social. A cerimônia de divulgação, realizada na sede do Bloco no Pelourinho, contou com a presença de autoridades e imprensa, incluindo o vice-governador Geraldo Júnior e secretários de estado.

O tema escolhido para 2024 é Mulheres de Terreiro, Detentoras do Sagrado, uma proposta que visa ressaltar a identidade de matriz africana, especialmente através do ritmo ijexá em sua musicalidade, repertório, danças e figurinos. A presidente do bloco, Glicéria Vasconcelos, e a coordenadora do Carnaval 2024, Silvana Magda, lideraram o evento e apresentaram a nova fantasia do bloco, mantendo a tradição das cores azul e branco, além dos característicos turbantes e adereços, elementos distintivos da categoria Afoxé, e as tradicionais alas de baianas.

O desfile do Afoxé Filhas de Gandhy está marcado para o sábado (10), no Circuito Batatinha, Centro Histórico, e na segunda-feira (12), no Circuito Dodó, Barra/Ondina. Além dos desfiles, está previsto um Esquenta Percussivo no dia 10 de fevereiro, com 50 percussionistas e 50 baianas, percorrendo as ruas do Pelourinho até o Terreiro de Jesus, promovendo a cultura afro-brasileira. O evento, patrocinado pelo Conselho Nacional do SESI e pelo Governo do Estado, através do Programa Carnaval Ouro Negro, é realizado pela NZO Hub Criativo, empresa baiana de projetos afroculturais.

A Sociedade Recreativa e Cultural Afoxé Filhas de Gandhy é reconhecida como entidade filantrópica de utilidade pública desde 2001, desempenhando um papel fundamental na celebração do Carnaval baiano e na promoção da igualdade de gênero. Com mulheres de diversos segmentos sociais, o Afoxé valoriza a cultura negra da Bahia, reafirmando o empoderamento das mulheres negras em todos os espaços, resgatando e preservando tradições religiosas de matriz africana.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading