Salvador: Memorial Maria Odília tem visita guiada gratuita

Entre os ricos equipamentos culturais que enriquecem as áreas Alta e Baixa da cidade de Salvador, o Memorial Maria Odília emerge como um tributo significativo à primeira médica negra do Brasil. Localizado nas dependências da Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS), na Rua Miguel Calmon, 75, no bairro do Comércio, o memorial permanece aberto para visitação pública, proporcionando visitas guiadas gratuitas de terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas. Para usufruir dessa experiência, é necessário realizar um agendamento prévio através do site https://esps.saude.salvador.ba.gov.br/.

O memorial, concebido em formato de árvore como símbolo de ancestralidade, convida os visitantes a explorar e interagir com os eventos marcantes da vida da Dra. Maria Odília Teixeira. Ao redor da árvore, telas e ilustrações foram dispostas estrategicamente para retratar as diversas fases da vida da médica, fortalecendo os laços entre a imagem de Maria Odília e as lutas contemporâneas, estabelecendo uma conexão identitária.

A exposição permanente celebra a coragem e superação da Dra. Maria Odília Teixeira, nascida em São Félix do Paraguaçu em 1884. Ela trilhou os passos de seu pai, o médico José Teixeira, tornando-se a primeira mulher diplomada em Medicina no século XX e a primeira professora negra da Faculdade de Medicina da Bahia. Faleceu em Salvador em 1970, deixando um legado notável de solidariedade e serviços prestados à comunidade.

As visitas guiadas ao Memorial Maria Odília para o público externo tiveram início em 3 de janeiro. Este equipamento, sob a alçada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi inaugurado pela Prefeitura de Salvador em 15 de dezembro de 2023, marcando 114 anos desde a formatura da Dra. Maria Odília. A vice-prefeita e secretária da SMS, Ana Paula Matos, destaca a importância do memorial como uma forma de reparação histórica e um reforço dos valores femininos e negros que caracterizam a cidade.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da PMSE: Campanha do São João 2026.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading