Salvador: Procissão marítima marca festejos 2024 em honra ao Senhor do Bonfim

Neste domingo (07/01/2023), a Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, juntamente com a Devoção Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, realizaram a procissão marítima de translado da imagem do Senhor do Bonfim para a Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio). O ato de fé que aconteceu pela terceira vez, contou com a presença de embarcações que acompanharam o trajeto pela Baía de Todos os Santos.

Em 2024, devido às comemorações do jubileu dos 270 anos da inauguração da Igreja do Bonfim, foi inserido na programação, a celebração de uma missa no mar defronte à Igreja Nossa Senhora da Penha de França, a partir do objetivo de fazer memória ao período em que a imagem do Senhor do Bonfim ficou por nove anos no templo religioso, enquanto, era construída, no alto da Colina Sagrada, a Mansão da Misericórdia.

“Defronte da Igreja da Penha celebramos uma missa com a participação de muitas embarcações e do povo. E assim, nós estamos dizendo graças a Deus pelos 270 anos da inauguração da Igreja do Bonfim. E navegando pelas águas da Baía de Todos os Santos, Ele veio, com seus braços abertos nos abençoando, nos concedendo muitas bençãos e graças do céu.”, destacou padre Edson Menezes, reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim.

Ao final do ato litúrgico, foi dado início ao trajeto que seguiu em direção ao Porto da Barra e retornou para as proximidades da Praça Cairu. Este durou cerca de 2h e, após o desembarque, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim foi conduzida numa pequena procissão para a Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia — local em que permanecerá até o dia 11 de janeiro, quando retorna para a Colina Sagrada na ocasião da 9ª edição da Lavagem de Corpo e Alma —. Grupo Bugiganga e Boghan Gaboott abrem noite cultural na Colina Sagrada.

Noite de celebração e diversidade na Colina Sagrada 

No sábado (06/01), a Colina Sagrada testemunhou uma explosão de ritmos e cores durante a abertura dos festejos em honra ao Senhor do Bonfim 2024. O Grupo Bugiganga e Boghan Gaboott, com seu repertório diversificado, conduziu os presentes por uma viagem musical que abraçou desde o axé até o forró. A apresentação, realizada após a solene novena, encantou fiéis e devotos que, desde às 19h, lotavam a Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim.

O grupo percurssivo, que já havia deixado sua marca na Praça do Bonfim em 2023, durante o encerramento da tradicional Procissão dos Três Pedidos, mais uma vez conquistou o público com interpretações marcantes. Desta vez, Bugiganga e Boghan Gaboott trouxeram ao palco a emocionante “Ave Maria do Candeal”, uma adaptação única da versão original de Johann Sebastian Bach e Charles Gounod, além do “Hino do Senhor do Bonfim”.

Além das apresentações musicais, a noite cultural contemplou uma quermesse repleta de barracas que ofereciam artesanatos, doces, salgados e outras iguarias. Os produtos eram comercializados pelos assistidos do Projeto Bom Samaritano, obra social da Basílica Santuário, e por expositores da ExpoMulher.

Leia +

Salvador: Festejos do Senhor do Bonfim começam com jubileu de 270 anos da Basílica Santuário; Confira programação 2024


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading