SEC fortalece inclusão na Educação Especial pública na Bahia

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) na Bahia destaca seu compromisso com a inclusão ao fortalecer a Educação Especial pública, garantindo acolhimento e orientação para estudantes com deficiência.
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) na Bahia destaca seu compromisso com a inclusão ao fortalecer a Educação Especial pública, garantindo acolhimento e orientação para estudantes com deficiência.

A busca por inclusão na Educação Especial ganha destaque na Bahia com a atuação da Secretaria da Educação do Estado (SEC), que tem como princípio fundamental o acolhimento e orientação para estudantes com deficiência. O Colégio Estadual Tourinho Dantas, localizado em São Cristóvão, Salvador, é um exemplo dessa abordagem, acolhendo cerca de 100 Pessoas com Deficiência (PCDs), sendo 21 novos alunos neste ano.

A história de Tatiane Oliveira da Silva e seu filho, J.S.F., ilustra o compromisso da SEC. Ao matricular J.S.F. no Ensino Fundamental do Colégio Estadual Tourinho Dantas, Tatiane não apenas proporcionou educação ao seu filho, mas também recebeu orientação para buscar atendimento médico especializado, indicando a preocupação da SEC não apenas com o ensino, mas também com a saúde dos alunos.

A equipe pedagógica do colégio não se limita ao ensino, estendendo-se ao suporte para diagnósticos precisos. Essa abordagem é essencial para PCDs, como destaca a técnica de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da SEC, Larissa Soares da Cunha. Para ela, uma escola acessível não apenas beneficia os estudantes, mas cria um ambiente diversificado e humanizado, onde todos se sintam respeitados.

Desde a matrícula, a SEC adota medidas para proporcionar segurança e autonomia aos alunos com deficiência, abrangendo diferentes condições, como motora, visual, auditiva ou intelectual. Em 2023, mais de 15 mil jovens com deficiência foram acolhidos na rede estadual, evidenciando o compromisso do governo com a inclusão.

O investimento da SEC envolve a eliminação de barreiras arquitetônicas, a introdução de recursos multifuncionais e tecnologias assistivas, além da criação de novas Salas de Recursos Multifuncionais (SEM). Essas salas proporcionam atividades complementares com equipamentos específicos para cada tipo de deficiência, reforçando o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

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