Na noite desta segunda-feira (17/01/2024), a Seleção Brasileira foi laureada com o Fifa Fair Play, no Prêmio The Best, em virtude de sua notável iniciativa no combate ao racismo durante um amistoso contra Guiné, realizado em junho do ano passado, em Barcelona. O gesto emblemático envolveu os jogadores atuando com uniforme negro no primeiro tempo da partida, acompanhado pelo lema “com o racismo não tem jogo” estampado nos uniformes.
Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), expressou sua gratidão à Fifa e à comunidade global do futebol pelo reconhecimento da luta contínua contra o racismo e o preconceito. Rodrigues, sendo o primeiro negro e nordestino a liderar a entidade, destacou que a ação antirracismo é uma prioridade desde o início de sua gestão.
A iniciativa da CBF foi uma resposta a atos de racismo repetidos contra Vinícius Júnior na Espanha, que, por sua vez, lideraria um grupo de jogadores em atividade para sensibilizar as emoções dos atletas e combater o racismo. Durante o amistoso, os jogadores se ajoelharam e sentaram-se no gramado como forma de protesto. A cerimônia de premiação contou com a presença de seis ex-jogadores da Seleção, incluindo Cafu, capitão do pentacampeonato.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




