Tensões geopolíticas e democracia colocada à prova; Veja fatos que marcaram a América Latina em 2023

O ano de 2023 na América Latina foi marcado por uma série de desafios que colocaram à prova a estabilidade democrática e intensificaram as tensões geopolíticas na região. Com uma expectativa de crescimento econômico de apenas 1,7%, dificuldades fiscais e incertezas políticas, especialistas apontam para um período conturbado. A possibilidade de um retorno à guinada à esquerda, característica dos anos 2000, também ficou em xeque.

A professora de relações internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Flavia Loss, avalia que, embora tenha havido algumas vitórias significativas para governos progressistas na manutenção da democracia, o cenário foi marcado por inúmeros problemas. O Brasil, por exemplo, testemunhou protestos e ataques após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, culminando em eventos que desafiaram as instituições democráticas em 2023.

A violência política estendeu-se por diversos países, como o Equador, onde o candidato à presidência Fernando Villavicencio foi assassinado durante a campanha eleitoral. No Peru, manifestações foram reprimidas pelo governo, gerando uma fratura na sociedade. Na Bolívia, a crise econômica e a perda de popularidade levaram à expulsão do presidente Luis Arce de seu próprio partido, abrindo caminho para o ex-presidente Evo Morales se candidatar em 2025.

No Chile, a rejeição da proposta de uma nova constituição gerou um impasse político, enquanto no Uruguai, a estabilidade foi desafiada pela pressão pela abertura da política comercial. O México, sob a liderança do presidente Andrés Manuel López Obrador, busca consolidar-se como líder na América Latina, mas enfrenta desafios na política doméstica.

A disputa territorial entre Venezuela e Guiana sobre Essequibo ganhou destaque devido à descoberta de reservas de petróleo, provocando tensões na América do Sul. A mediação do Brasil e da CELAC atenuou momentaneamente o conflito. Na Argentina, a eleição de Javier Milei, com promessas de dolarização e redução de gastos públicos, trouxe incertezas sobre as relações exteriores.

Apesar dos desafios, Alberto Dias Mendes, pesquisador do Núcleo de Estudo das Américas da UERJ, destaca que a América Latina, como parte do Sul Global, está em ascensão na geopolítica mundial, representando países produtores de riqueza.

*Com informações da Sputnik News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading