O avanço da dengue no Brasil tem levado estados a tomarem medidas drásticas, com Acre, Minas Gerais e Goiás decretando estado de emergência, juntamente com o Distrito Federal e a cidade do Rio de Janeiro. Conforme dados divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde, o país registra mais de 260 mil casos prováveis de dengue, com 29 mortes confirmadas e outras 173 em investigação.
O cenário preocupante é particularmente crítico nos estados do Acre, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, onde o avanço do vírus da dengue levou à declaração de estado de emergência. Em Goiás, por exemplo, a Secretaria de Saúde relata um aumento de 58% nos casos da doença em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 22.275 casos e duas mortes confirmadas até o momento.
Em Minas Gerais, os números também são alarmantes, com 64.724 casos prováveis e 23.389 casos confirmados de dengue até o final de janeiro, além de um óbito confirmado e 35 em investigação. No Acre, Rio Branco concentra a maioria dos casos confirmados, totalizando 2.532 até meados de janeiro.
A situação levou à adoção de medidas emergenciais, como o início dos trabalhos do Centro de Operações de Emergência (COE) contra a dengue e outras arboviroses pelo Ministério da Saúde. Coordenado em conjunto com estados e municípios, o COE visa centralizar os dados da dengue nacionalmente para análise epidemiológica e produção de relatórios específicos sobre a doença.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




