No cenário do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), a Bahia emerge como a Unidade da Federação no Nordeste com o maior número de inscrições confirmadas, revelou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Dos mais de 2,14 milhões de candidatos em todo o país, 162.701 estão no estado baiano. A nível nacional, a Bahia figura como a quinta em número de inscritos, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais.
Ao analisar a relação entre inscritos maiores de 18 anos e a população total, a Bahia ocupa a 16ª posição, com 1,43% de participação. Salvador, entre os municípios, conquista a quarta posição, com 68 mil inscritos. No panorama nacional, candidatos estão distribuídos em 5.555 dos 5.570 municípios, representando 99,7% do total. As mulheres constituem 56% do contingente, totalizando 1,2 milhão, enquanto os homens somam 44%, alcançando 938 mil inscrições.
As provas, agendadas para 5 de maio, ocorrerão em 220 cidades nas 27 unidades federativas. Em relação às cotas, candidatos negros lideram com 420.793 inscritos, seguidos por pessoas com deficiência (45.564) e indígenas (10.444). As lactantes e aqueles que solicitaram Atendimento Especial totalizam 54.219.
O balanço revela que 57,3% dos inscritos possuem renda de até três salários mínimos, enquanto 6,3% já recebem mais de dez salários mínimos e aspiram uma melhoria financeira. Do total de candidatos, 1,54 milhão pagaram a Guia de Recolhimento da União, enquanto pouco mais de 600 mil foram isentos, pertencendo a grupos como o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), bolsistas do Fies e doadores de medula óssea.








Deixe um comentário