Na última sexta-feira (02/02/2024), o Brasil tomou a liderança da Comissão da ONU para Consolidação da Paz (PBC) para o ano de 2024, após ser eleito por aclamação para dirigir o órgão responsável por facilitar esforços para prevenir conflitos e enfrentar desafios pós-conflito.
Sérgio Danese, representante permanente do Brasil na ONU, destacou a visão do país para a construção da paz, enfatizando a interconexão entre paz, segurança, desenvolvimento e valores como inclusão e igualdade de gênero. Ele ressaltou a intenção do Brasil de promover a contribuição crucial das mulheres para a paz duradoura em todo o mundo e de implementar a agenda de Paz e Segurança das Mulheres.
Danese delineou as prioridades do Brasil durante sua presidência na PBC, que incluem fortalecer o órgão através da expansão de seu impacto positivo, fomentando o diálogo sobre prevenção de conflitos e reforçando a relação entre instituições sólidas, desenvolvimento sustentável, direitos humanos e paz e segurança. Ele expressou o desejo de intensificar a colaboração com o Conselho de Segurança para promover a inclusão como um pilar central de sociedades estáveis e pacíficas.
Além disso, Danese reconheceu os desafios atuais, como as crescentes rivalidades entre grandes potências e as polarizações geopolíticas, e reiterou o compromisso do Brasil com a diplomacia e o multilateralismo. Ele enfatizou a importância de compartilhar histórias de sucesso e boas práticas para promover a paz por meio do exemplo e destacou a cooperação bilateral e multilateral como instrumento-chave para alcançar resultados tangíveis em países que enfrentam conflitos.
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




