Nesta Quarta-feira de Cinzas *14/02/2024) a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deu início à Campanha da Fraternidade (CF) 2024, sob o sugestivo tema “Fraternidade e Amizade Social”, acompanhado do lema bíblico “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Cf. Mt 23,8). A celebração inaugural, uma missa presidida por dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, marcou o início do Tempo Quaresmal, destacando o compromisso da Igreja Católica com a promoção da solidariedade e amizade entre os membros da sociedade.
O evento ocorreu na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da CNBB, sendo transmitido pelas redes católicas, incluindo a Rede Vida e outras emissoras, reforçando a relevância e alcance nacional da iniciativa. O ambiente da cerimônia, no auditório dom Hélder Câmara, refletiu a identidade visual da campanha, com participantes reunidos em torno de uma mesa adornada com símbolos eucarísticos. Luiz Lopes, jornalista da Assessoria de Comunicação da CNBB, conduziu a abertura, estabelecendo a atmosfera para uma jornada que busca a reflexão e ação em prol da Amizade Social.
O padre Jean Paul Hansen, assessor do Setor de Campanhas da CNBB, contextualizou a escolha do tema e lema desta edição, revelando que a decisão foi moldada pelo contexto de divisão e polarização na sociedade brasileira, evidenciado em 2022. Inspirados pela encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco, os bispos desejam que a Campanha da Fraternidade seja um antídoto para a indiferença e o ódio, promovendo relações curadoras e impulsionando a fraternidade universal. O padre Jean enfatizou a importância de aproveitar a Amizade Social como um meio para estabelecer novas relações, fomentando o crescimento e a conversão pessoal.
O secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, destacou o significado histórico da CF, que completa 60 anos de atuação no Brasil. Ressaltou a solidariedade e os projetos transformadores que marcaram seis décadas de comprometimento com a justiça e a unidade. Dom Ricardo enfatizou que a Campanha ocorre em meio ao contexto do Sínodo dos Bispos e na preparação para o Jubileu 2025, convocando todos a serem peregrinos da esperança. Ele instou a busca pela cura das feridas da inimizade e discórdia, promovendo a reconciliação nas famílias e comunidades, estendendo-se à sociedade como um todo.
Após uma breve síntese do Texto-Base da campanha, dom Ricardo convidou a todos a expandirem o espaço da tenda, fazendo referência ao versículo bíblico (Is 54,2), e inspirando-se na Encíclica Fratelli Tutti, ressaltou a necessidade de responder às várias formas contemporâneas de desconsideração pelo outro com um “novo sonho de fraternidade e amizade social” traduzido em ações concretas.
A matéria também destaca a mensagem do Papa Francisco, transmitida por vídeo, na qual o líder católico expressa seu apoio e incentivo à Campanha da Fraternidade 2024. O texto conclui com o testemunho de irmã Eliane Viana de Oliveira, representante do Instituto Promocional Madalena Caputo, agradecendo à CNBB pelo apoio ao projeto “Alimentar é ato de amor e esperança”, financiado pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS).
Confira vídeo
Leia +
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




