A Bahia e o Maranhão são os estados que mais vão receber recursos da complementação da União ao Fundeb de 2023, e que deverão receber mais de R$ 1 bilhão referentes à parcela dos 15% relativos à integralização da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2023. Os recursos repassados são referentes ao Valor Anual por Aluno (VAAF), Valor Anual Total por Aluno (VAAT) e Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR). Essa parcela de 15% pode ajudar no desenvolvimento da educação básica dos municípios e também na valorização dos profissionais da educação. “Ele é muito relevante e segundo a Portaria MEC de julho de 2023, esses valores foram recalculados, ou seja, haverá uma diferença, um valor maior a ser transferido para os municípios nesse ano, visto que houve um aumento na arrecadação e também uma diminuição da participação dos alunos. Então, consequentemente, o valor por aluno aumenta, o valor anual total por aluno também e o valor por aluno por resultados”, destaca o economista especializado em orçamento Roberto Piscitelli.
Aeroporto
As obras de extensão da pista do Aeroporto João Durval, de Feira de Santana, que passará a ter entre 1.800 a 2 mil metros – 300 a 500 , possibilitando pousos e decolagens de aeronaves maiores, foram autorizados pelo ministro de Portos e Aeroportos Silva Costa Filho. O anúncio foi feito durante reunião do deputado federal Jose Neto, o secretário de infraestrutura da Bahia Sergio Brito e do secretário de Programa de Parcerias de investimentos da Casa Civil.
Vaga
Com o quociente eleitoral definido que o partido tem que ter 80% e o candidato 10% para se conseguir uma vaga de vereador em 2024, é previsível que pode ter partido que fará um vereador com votação abaixo de 2 mil votos. Mesmo sendo 21 cadeiras na Câmara Municipal de Feira de Santana.
Eleições
O ano de 2024, quando teremos eleições de prefeito e vereador, o prefeito Colbert Martins tem a tranquilidade de não ser mais candidato à reeleição. É uma eleição que os pré-candidatos, em tese, vão precisar da máquina municipal. Quando nada matematicamente, Colbert Martins inicia o período legislativo com maioria na Câmara Municipal. Há entre 13 e 14 vereadores que podem apoiar o prefeito em projetos de interesse do município, dando uma tranquilidade de governabilidade. Não custa lembrar que quando nada 20 dos 21 vereadores são candidatos à reeleição e a Prefeitura será importante para a grande maioria dos pretendentes.



Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




