A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira (08/02/2024) seu 5º Levantamento da Safra de Grãos, estimando uma colheita de grãos 6% inferior ao volume registrado no período anterior. A previsão, que aponta uma colheita de aproximadamente 299,8 milhões de toneladas, reflete os impactos das variações climáticas nas principais regiões produtoras do país, como o Centro-Oeste, Sudeste e a área conhecida como Matopiba.
De acordo com os técnicos da Conab, as adversidades climáticas, incluindo ondas de calor e distribuição irregular das chuvas, afetaram significativamente as lavouras, especialmente de soja e milho. A produção de soja, por exemplo, deve atingir 149,4 milhões de toneladas, uma queda de 3,4% em relação à safra anterior, enquanto as exportações devem ser reduzidas em 4,29 milhões de toneladas.
A previsão para a colheita de milho também foi ajustada para 113,7 milhões de toneladas, com uma redução nas exportações estimadas em 3 milhões de toneladas. A produção de feijão, por sua vez, está prevista em 2,97 milhões de toneladas, enquanto a safra de arroz e algodão apresenta perspectivas mistas, com aumento na produção de algodão, mas sem impactos significativos do El Niño na safra de arroz até o momento.
Apesar das dificuldades enfrentadas, a expectativa para as culturas de inverno é de recuperação, com destaque para o trigo, estimado em 10,2 milhões de toneladas. Enquanto isso, o setor do algodão projeta um novo recorde de produção, impulsionado pelo aumento da área de plantio e pelas perspectivas favoráveis de comercialização.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




