O Governo da Bahia reforça seu compromisso com a nutrição e educação ao alocar a significativa quantia de R$ 410 milhões para a alimentação escolar no ano de 2024. Deste montante, R$ 318 milhões provêm do orçamento estadual, destinados ao Programa de Alimentação Escolar, que mensalmente oferece 30 milhões de refeições em 1.082 escolas e 674 anexos. Com a missão de assegurar a segurança alimentar dos estudantes, são servidas diariamente cinco refeições, abrangendo desde o café da manhã até a ceia.
O Programa, executado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), não apenas visa suprir as necessidades nutricionais dos alunos, mas também contribuir para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e formação de hábitos alimentares saudáveis. Em parceria com a Agricultura Familiar, o cardápio regionalizado, elaborado por nutricionistas, reflete as diversas culturas presentes nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Destaca-se que, a partir deste ano, o Governo do Estado determinou que 100% do repasse do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) seja investido na compra direta de produtos da Agricultura Familiar, ultrapassando a exigência nacional de 30%.
Ricardo Costa, superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar da SEC, ressalta a importância crucial da alimentação escolar como pilar para o fortalecimento da educação, principalmente para os 60% dos estudantes em situação de vulnerabilidade social. Ele destaca o comprometimento do governo em investir no programa, enfatizando a regionalização do cardápio para preservar a cultura e os sabores locais.
A aquisição de alimentos da Agricultura Familiar não apenas contribui para a segurança nutricional, mas também impulsiona as cadeias produtivas e a economia em toda a Bahia. Ricardo Costa destaca a relevância desses produtos, cultivados e comercializados localmente, como aliados na transformação social. A SEC, em sintonia com o PNAE, realiza treinamentos regulares para nutricionistas e equipes de preparo de refeições, garantindo uma alimentação escolar de qualidade e equilibrada em termos nutricionais ao longo do ano. O investimento expressivo do governo estadual reflete seu compromisso com o bem-estar e desenvolvimento integral dos estudantes.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




