Na quinta-feira (01/02/2024), a Resistência Islâmica no Iraque declarou ter realizado um ataque ao porto de Haifa, em Israel, por meio de drones, conforme anunciado em suas redes sociais. A ação foi apresentada como parte contínua da resistência à ocupação, em solidariedade ao povo em Gaza, como resposta aos recentes massacres contra civis palestinos. A declaração destaca que os mujahideen conduziram o ataque no porto de Haifa, localizado em territórios ocupados da Palestina.
Na quarta-feira (31), John Kirby, coordenador de Comunicações Estratégicas do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, atribuiu à Resistência Islâmica, incluindo as Brigadas do Hezbollah, a responsabilidade pelo ataque à base americana na Jordânia, que resultou na morte de três americanos. Os EUA consideram o ataque planejado, financiado e executado por esse grupo.
O Departamento de Estado americano afirmou que a resposta não envolverá uma escalada da violência, enquanto as Brigadas Iraquianas do Hezbollah suspenderam operações militares contra as forças americanas, optando por “outros métodos” para defender Gaza, conforme anunciado na terça-feira (30).
Em 28 de janeiro, o Comando Central das Forças Armadas dos EUA informou sobre um ataque a uma base na fronteira Jordânia-Síria, que resultou na morte de três soldados americanos. Washington acusou grupos aliados do Irã, apoiados pela Resistência Islâmica, pelo ataque, enquanto Teerã negou a responsabilidade, alegando que a Resistência decide de forma independente sobre tais ações. O governo jordaniano negou que o ataque tenha ocorrido em seu território.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




