O Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva foi o cenário para o início da formação dos auxiliares de apoio à educação inclusiva da rede municipal nesta terça-feira (06/02/2024). Esses profissionais desempenham um papel fundamental ao mediar atividades pedagógicas, cuidados pessoais e locomoção de estudantes com deficiência. A formação, que segue até a próxima quinta-feira, 8, aborda temas cruciais como a inclusão do corpo na escola e práticas pedagógicas inclusivas.
Adriana Freitas, coordenadora da formação, destaca a relevância de preparar os auxiliares com base em suas experiências anteriores e discutir práticas pedagógicas para atuação com alunos com diversas necessidades, como deficiência intelectual, paralisia cerebral e surdez. O professor e psicomotricista Márcio Anunciação, um dos formadores, ressalta a importância de compreender as questões comportamentais e a adaptação, além de garantir que os alunos conheçam seus corpos no ambiente escolar.
Iasmim Silva, auxiliar da Educação Inclusiva, enfatiza a importância da formação para lidar com as particularidades de cada aluno, destacando a necessidade de empatia e atenção. A formação, dividida em encontros presenciais e virtuais, totalizando 20 horas, visa capacitar os auxiliares para oferecer suporte adequado aos estudantes, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.









Deixe um comentário