No último sábado (24/02/2024), as merendeiras das unidades escolares da rede municipal de Feira de Santana participaram de uma formação abrangente visando aprimorar o processo de produção da alimentação escolar. A qualificação incluiu orientações sobre o aproveitamento dos alimentos, porcionamento correto, boas práticas na manipulação e higiene na cozinha.
“Com a alteração no modelo de gestão da alimentação escolar, a formação agora é uma responsabilidade da empresa designada. A equipe de nutricionistas da secretaria de Educação supervisiona e fiscaliza o trabalho. A formação contínua é crucial para manter a qualidade na produção da alimentação escolar, proporcionando um cardápio saudável e nutritivo aos estudantes da rede”, explica Carlyane Ataíde, chefe da Divisão de Alimentação Escolar (DAE).
Rosemeire dos Santos Barbosa, merendeira há 13 anos, ressalta a importância da capacitação constante.
“Sempre há algo novo para aprender. Quanto mais conhecimento, melhor. Dessa vez, aprendemos sobre conservação da merenda, comunicação no ambiente de trabalho, boas práticas na cozinha e, principalmente, sobre higiene para a segurança dos alimentos”, disse.
Desde o início das aulas, um novo modelo de gestão da alimentação escolar foi implementado na rede municipal, descentralizando a operação de produção e fornecimento de refeições. O cardápio escolar, elaborado com base nas diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), é revisado pelas nutricionistas da Secretaria de Educação para garantir sua adequação às necessidades dos estudantes.









Deixe um comentário