Neste sábado (10/02/2024), as ruas do Pelourinho foram transformadas em um palco de celebração cultural e empoderamento feminino, com o Afoxé Filhas de Gandhy dando início ao seu primeiro desfile de 2024. Após a cerimônia do Xirê com Águas e Ogans, pedindo licença a Exu, o Orixá dos caminhos, o bloco, que comemora 45 anos, trouxe sua tradição azul e branca para o Circuito Batatinha, no Centro Histórico de Salvador.
Sob a temática “Mulheres de Terreiro, Detentoras do Sagrado”, as Filhas de Gandhy destacaram a identidade de matriz africana, explorando o ritmo ijexá, a musicalidade, o repertório, as danças e os figurinos. O desfile, coordenado artisticamente por Silvana Magda, celebrou a força e sabedoria das mulheres que preservam os saberes ancestrais, representados pelos elementos da natureza: Água, Terra, Fogo e Ar.
A dançarina e coreógrafa Tatiana Sampaio, junto com seu grupo de 50 dançarinos, deu vida à visão do bloco, formando um oráculo da vida que representou a força e a beleza da ancestralidade afro-brasileira. Além disso, o desfile contou com a participação da cantora Vanessa Borges, conhecida por sua participação no The Voice Brasil, e da DJ Bieta Rodrigues.
Após o desfile no Centro Histórico, as Filhas de Gandhy seguirão para o Circuito Dodô/Barra no dia 12/02, com concentração às 15h e desfile às 16h, mantendo viva a tradição e o empoderamento feminino durante o Carnaval de Salvador.














Deixe um comentário