A busca por alternativas sustentáveis de energia leva uma comitiva representando o governo da Bahia a uma jornada de exploração na Espanha. Em Barcelona, cerca de 60 ônibus que compõem a rede de transporte público operam movidos a hidrogênio verde, uma tecnologia em ascensão. O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado de autoridades e especialistas, mergulhou no universo dessa inovação em uma visita à planta de produção, armazenamento e distribuição de hidrogênio verde, instalada pelo conglomerado espanhol Iberdrola no distrito de Sants-Montjuic.
O encontro com Andrés Carasso, delegado institucional da Iberdrola na Catalunha, permitiu ao governador e sua equipe entenderem os mecanismos por trás da produção de hidrogênio verde, bem como os benefícios ambientais e econômicos associados a essa tecnologia. Em uma demonstração prática, ficou evidente que com 18 quilos de hidrogênio verde, os ônibus podem percorrer cerca de 200 quilômetros, abrindo caminho para uma mobilidade mais limpa e eficiente.
A missão não se limitou ao setor de transporte. A comitiva baiana também explorou oportunidades no campo tecnológico ao se reunir com representantes da empresa Satellogic, uma referência em tecnologia de satélites para monitoramento geoespacial.
O governador Jerônimo Rodrigues expressou interesse em estabelecer parcerias para explorar o potencial dessa tecnologia em solo baiano, visando desde o monitoramento ambiental até o apoio a projetos de infraestrutura.
“Nós estamos aqui, primeiro, para entender que tipo de serviço podemos fazer em parceria com a Satellogic. Eles lançam os satélites e, da Órbita, mandam informações de um estado, de um país, de uma empresa, para, por exemplo, monitorar incêndios ou acompanhar obras em estradas. Vamos estudar o que podemos contratualizar para a Bahia e, também, se há condições deles instalarem uma unidade de produção de satélite no estado”, adiantou Jerônimo.
Hidrogênio Verde na Bahia
A iniciativa não é isolada. A Bahia já demonstrou seu compromisso com a transição para uma economia mais sustentável. O lançamento do H²V Atlas Bahia durante a COP28, em Dubai, ressalta o potencial do estado na produção de energia limpa, especialmente o hidrogênio verde.
Parcerias estratégicas, como aquela estabelecida com a Unigel para a produção de hidrogênio verde em Camaçari, destacam o papel pioneiro da Bahia nessa transição. Com investimentos significativos e tecnologia de ponta, o estado se firma como protagonista na produção de energias limpas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




