Na manhã desta terça-feira (20/02/2024), o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou a mais recente incorporação ao programa de escolas de tempo integral, o Colégio Estadual de Tempo Integral Anna Junqueira Ayres Tourinho, localizado em Caípe, São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A nova instituição, que representa a 37ª do modelo, foi viabilizada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), com um investimento significativo, ultrapassando os R$ 29,2 milhões.
Durante a cerimônia, o governador ressaltou a importância do investimento na educação, afirmando que o novo colégio, localizado em um distrito crucial de São Francisco do Conde, é uma resposta ao compromisso com a formação educacional de qualidade. O governador também anunciou a inauguração de outra escola de tempo integral na sede do município nos próximos meses.
“Segundo dia do ano letivo de 2024, fizemos uma grande festa na segunda-feira, ontem, em toda a Bahia, abrindo as portas para que os estudantes possam ser acolhidos e tratados, durante todo o ano, com cuidado, com zelo, com muita aprendizagem. A escola está pronta para receber este ano letivo, e nós aproveitamos esse momento para que seja iniciado com boas estruturas. É isso que queremos fazer e vamos fazer em toda a Bahia. Entregamos mais uma escola aqui, hoje, num distrito importante, de um município produtor de petróleo, município rico, e que precisa, portanto, de uma boa formação educacional”, destacou o governador.
Dotada de 24 salas de aula, a escola oferece uma ampla gama de instalações, incluindo restaurante estudantil, teatro, campo de futebol society com pista de atletismo, quadra poliesportiva coberta e todas as estruturas necessárias para atividades complementares. Adicionalmente, um ônibus escolar foi entregue para facilitar o transporte dos estudantes.
A nova unidade já conta com mais de 700 estudantes matriculados no Ensino Médio regular e profissional, incluindo turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), distribuídos em três turnos de atividades. Destaca-se o curso técnico em Meio Ambiente na Educação Profissional.
A secretária da educação, Adélia Pinheiro, enfatizou que a estrutura da escola permite a permanência dos estudantes por até nove horas, possibilitando a realização de atividades regulares e extras. Com ambientes climatizados, salas bem iluminadas, quatro laboratórios distintos e áreas para atividades culturais e artísticas, a escola proporciona um ambiente propício para o aprendizado.
Além da infraestrutura, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, reforça o apoio aos estudantes, incluindo programas como Bolsa Presença, Mais Estudo e Educa Mais Bahia, além de convênios para o transporte de estudantes da zona rural.
Com o início do ano letivo, está prevista a inauguração de mais de 20 escolas de tempo integral em toda a Bahia, já prontas para receber os estudantes. Para o mês de março, estão programados novos investimentos em unidades escolares, incluindo novos prédios, ampliação e modernização.










Deixe um comentário