No último domingo (11/02/2024), o governador Jerônimo Rodrigues marcou presença no início das festividades carnavalescas ao prestigiar a saída dos Afoxés Filhos de Gandhy, na sede da associação, situada no Pelourinho, em Salvador. Mantendo a tradição, Rodrigues destacou a importância do evento, que este ano celebra os 75 anos de fundação da agremiação. Composta exclusivamente por homens, a associação, seguindo os preceitos de não violência e paz de Mahatma Gandhi, reúne cerca de quatro mil associados.
“É o tapete branco estabelecido em toda a avenida, trazendo a mensagem de unidade e de paz. E, hoje, a presença de Gil e Caetano, que são realmente maestros, criadores históricos, para garantir que o Afoxé Filhos de Gandhy continue tendo essa marca de paz e tranquilidade”, afirmou o governador baiano, durante o cortejo que seguiu até o Palácio Rio Branco, na Praça Municipal, percorrendo as ruas do centro da capital baiana.
Além do cortejo, Jerônimo participou do ritual do Padê de Exu, uma cerimônia religiosa do candomblé realizada no Largo do Pelourinho, com o intuito de abrir os caminhos para o desfile dos associados dos Filhos de Gandhy. O Governo do Estado, por meio do Programa Ouro Negro, concede incentivos financeiros à entidade, sendo esta a mais antiga a ser contemplada.
Neste ano, o Carnaval Ouro Negro obteve o maior investimento da história, ampliando a concessão de recursos de R$ 8 milhões, em 2023, para R$ 14,7 milhões, quase o dobro do montante do ano anterior. Além de apoiar os blocos de afoxés, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-BA), com o respaldo do Governo Estadual, incentiva os desfiles no carnaval de entidades de matrizes africanas, incluindo blocos afro, de samba, reggae e blocos de índio.

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




