O ano de 2024 começou com um impulso econômico significativo na Bahia. Nesta segunda-feira (05/02/2024), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), anunciou a assinatura de 28 protocolos de intenções com 22 empresas. Esses acordos representam um investimento estimado em R$ 1,9 bilhão, abrangendo a implantação, ampliação e modernização de unidades em diversos setores. A iniciativa visa gerar mais de 3,8 mil empregos diretos e indiretos, impactando positivamente 17 municípios baianos.
O Secretário da SDE, Angelo Almeida, ressaltou a diversificação e resiliência da economia, destacando que os protocolos sinalizam não apenas um impulso financeiro, mas também um avanço significativo na eficiência e competitividade de diversos setores. Os municípios beneficiados incluem Luís Eduardo Magalhães, Morro do Chapéu, Brumado, São Desidério, Camaçari, Gentio do Ouro, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Lauro de Freitas, Salvador, Vitória da Conquista, Santo Estevão, Candeias, Feira de Santana, Várzea Nova, Amélia Rodrigues e Juazeiro.
Empresas como Trina Tracker Brasil, Grupo Equinor, LF Agroindústria, e outras, estão entre as que assinaram os protocolos, prometendo investir em setores que vão desde energia renovável até a produção de etanol. O diretor da Trina Tracker Brasil, Marcos Vinicius Ramos, destacou a escolha da Bahia pela empresa chinesa para a implantação da primeira unidade fabril fora da China, enfatizando o potencial do estado para o desenvolvimento de energia renovável.
José Nilo Meira, representando a LF Agroindústria, enfatizou a relevância do protocolo para a empresa, que planeja investir R$ 20 milhões na implantação de uma usina de produção de etanol a partir do milho e ração para animais. A usina, que será instalada em Barreiras, terá capacidade para produzir mais de 8 milhões de litros de etanol por ano e 600 mil toneladas de ração com as sobras da produção.
O evento contou com a presença do secretário de Infraestrutura, Sergio Brito; do superintendente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Vladson Menezes; e do presidente da Desenbahia, Paulo de Oliveira Costa.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




